sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

COMENTÁRIO DE MT 11,16-19

METIDAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS: Mt 11, 16-19

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16«Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, 17dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!' 18Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!' 19*Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!' Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras».
Nesta parábola Jesus sublinha a incapacidade dos seus concidadãos de acolher os mensageiros de Deus e a proposta de amor que eles trazem. Não aceitaram João Batista, o último dos profetas do AT e o precursor do Messias. Inclusive não aceitaram Jesus Cristo, o Salvador que realiza de forma completa o amor de Deus curando, perdoando os pecadores e acolhendo a todos que a ele para experimentar a misericórdia infinita e gratuita de Deus.
Muitas vezes acontece connosco: não reconhecemos a bondade de Deus que se realiza em nós e julgamos que tudo obtivemos por nosso esforço. Sempre que fechamos o nosso coração à Palavra de Deus a nossa fé não acontece e ficamos ofuscados pelas aparências. Jesus convida-nos a caminhar na justiça e numa fé operante e sincera.
A exemplo de Santa Luzia que soube traduzir o Evangelho na sua vida concreta. Apesar da sua riqueza, ela despojou-se, vendeu tudo e distribuiu aos pobres e decidiu permanecer virgem. Tanto é que quando negou dar-se em casamento, como era o desejo de sua mãe, ela foi decapitada em 303. Santa Luzia, portadora de luz, é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.
Traz-nos alegria saber que Jesus não se envergonhou de ser chamado «amigo dos publicanos e dos pecadores» - O perdão que nos anuncia não é uma palavra vazia mas transformadora e operante. Deixemos que a luz desta Palavra transforme o nosso interior, mude as nossas atitudes de julgamento e resistência no acolhimento de Cristo que vem para morar no nosso coração. Hoje não nos envergonhemos de dizer que somos cristãos independentemente do lugar aonde estivermos.
Que atitudes concretas te comprometes levar hoje diante de Deus, de ti e dos outros? Que sinais de transformação interior vais assumir depois de ter escutado esta mensagem? O que é que realmente o Senhor te pede fazer hoje e durante este tempo de advento?

Deus vos abençoe hoje e sempre, sob protecção de Santa Luzia.

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...