terça-feira, 30 de abril de 2013

PRIMEIRA CARTA DE PEDRO


1.                       Circunstâncias da composição de 1Ped
Esta carta foi sempre considerada como escrito inspirado. Tem como seu autor o Apóstolo Pedro (1,1), por meio de um seu secretário, Silvano (5,12). A crítica bíblica moderna tem chamado a atenção para uma série de dificuldades para uma série de dificuldades em admitir a autoria de Pedro, mas sem que elas nos obriguem a procurar outro autor.

2.1 Contexto, local e data
A carta pretende exortar os fiéis a permanecerem firmes na fé, no meio de um ambiente hostil. A sua ocasião é desconhecida; Alguns pensam que teria sido a chegada a Roma de notícias de graves dificuldades para a perseverança dos cristãos daquelas regiões enquanto Paulo andaria pela Espanha.
Aparece como enviada a partir da «Comunidade dos eleitos que está em Babilónia» (5,13), isto é, de Roma, como esta é designada no Apocalipse, de facto, não podia tratar da Babilónia da Mesopotâmia, já destruída, nem do Egipto, simples guarnição militar.
Admitida a autenticidade da carta, deve datar-se antes da morte de Pedro, o mais tardar, no ano 67.

2.2 Destinatários
Os destinatários da carta são nomeados no início (1,1). Uns pensam que se tratava dos cristãos de toda a Ásia Menor (menos a Cilícia), como parecem indicar as províncias designadas; mas outros, que seriam apenas as regiões evangelizadas por Paulo. A designação de «os que peregrinam na diáspora» (1,1) é entendida por uns no sentido literal – os judeu - cristãos da diáspora – e por outros no sentido figurado – os cristãos em geral, dispersos por este mundo.

2.3 Conteúdo
A carta divide-se em quatro secções:
Saudação inicial e acção de graças: 1,1-12;
I.                        Exortação à santidade: 1,13-2,10;
II.      Os cristãos perante o mundo: 2,11-3,12;
III.   Os cristãos perante o sofrimento: 3,13-4,11;
IV.   Últimas exortaçôes: 4,12-5,14.
Importa-nos salientar que estamos perante um escrito da segunda geração cristã que pretende animar a fé dos que já tinham desanimado na sua caminhada na Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...