quinta-feira, 13 de julho de 2017

ESPIRITUALIDADE E SANTIDADE CRISTA

AS PRINCIPAIS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

Antes de falarmos da santidade cristã e da perfeição como um campo particular da Teologia Espiritual vamos nos ocupar da vida espiritual no seu desenvolvimento. Não queremos seguir aqui o que S. João da Cruz e Santa Teresa de Ávila nos propõe, esto é as 3 vias de perfeição de S. João da Cruz e as 7 mansões ou moradas do Castelo Interior, de Santa Teresa de Ávila.



Difícil é dizer quanto são os momentos emergentes na vida espiritual. S. Gregório de Nissa afirma que são incontáveis, de um início ao outro início, até a vida eterna. Em prática em cada momento é “momento presente e específico”. Por isso mesmo, aquilo que nós havemos de referir é apenas funcional e não taxativo do desenvolvimento espiritual, isto é, configurações teológicas principais da vida espiritual.



A vida espiritual é portanto um caminho de união com Deus, uma “sequela Christi” e um caminho Espiritual; sustentados pelas três virtudes teologais.



Para chegarmos aos graus do desenvolvimento da vida espiritual é necessário partir antes dos três momentos emergentes na vida espiritual, isto é, da conversão (“Convertei-vos e acreditai no Evangelho” – Mc 1,15 – mensagem primária de Jesus).



Então a primeira coisa que um homem na sua vida deve fazer antes de galgar as etapas da santidade ou da perfeição cristã é a conversão.



Como nos referimos antes, existem três momentos de conversão.





1. Momentos de conversão na Vida Espiritual



1.1. Conversão preliminar



É o momento em que somos baptizados ou o retorno a fé. É uma tomada de consciência do seu ser pecador (“É necessário nascer de novo. – disse Jesus – Se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”. – Jo 3, 3-5). Não se pode fazer um desenvolvimento espiritual sem passar pelo baptismo.

2. 1ª Conversão



É o momento em que se começa a dar o senso cristão a própria vida, pois muitos são baptizados em criança. Esse momento se realiza mais tarde. Este momento pode coincidir com a escolha de vida, viver como homem ou mulher consagrado ao Senhor, ou então o estado comum da vida cristã.



Este é um momento de dar resposta a chamada do Senhor (profissão de fé).





3. 2ª Conversão



- Momento em que se toma a decisão de ser e de viver totalmente para Deus, seja do ponto de vista afectivo, seja aquele activo.

- Se trata de uma conversão universal (implica que não se faça nenhuma reserva a Deus), sincera (que implica pureza do coração na procura sempre de fazer a vontade de Deus), e constante (que transcende o limite temporal).

- Este momento ou etapa pode vir a ser provocada por factos providenciais (kairoi), como por exemplo, uma simples palavra, um retiro, um acontecimento doloroso (doença, luto).



Já desde o 1º momento podemos começar a falar das etapas ou vias de desenvolvimento da Vida Espiritual, porque é lá onde se dá o senso cristão a própria vida.



Pseudo Dionísio, o Areopagita (cfr. At 17,34), fala de três momentos na vida espiritual, incipienti, proficienti e perfetti, isto é, principiantes, professos e perfeitos.





2. Vias ou Etapas de Desenvolvimento da Vida Espiritual



2.1. Incipiente (Via/etapa purificativa)

É a etapa que coincide com a 1ª Conversão, isto é; a etapa de purificação.



Esta etapa é caracterizada pelos seguintes aspectos:

- Observância dos mandamentos e o destaco do espírito mundano.

- A pessoa faz o propósito consciente de certo empenho interior.

- Começa a procurar de fazer sempre a vontade de Deus.

- Desejo de uma vida cristã mais séria.

- Voltando-se a si mesmo e em atenção a graça que contém, ele começa a se conhecer mais a si mesmo, e, com esta nova consciência acede a uma relação com Deus e com os outros, tratando-os como Pai e irmãos, respectivamente.

- A sua mente se faz mais consciente da presença de Deus e da sua importância, enquanto o seu intelecto vem lentamente iluminado (pela fé e luz divina).



Como “principiante”, naturalmente os obstáculos contra o seu desejo de autenticidade são ainda muitos, requer sempre rezar e fazer exercícios, como exame de consciência, a prática das virtudes e frequência ao sacramento da Penitência.



O perigo do principiante é o escrúpulo ou desencorajamanentos por causa dos fracassos. Por outro lado, também existe o perigo de se atribuir muita importância ao fervor e aos esforços pessoais do que a graça e no abandono a Deus.

A oração típica neste estado é aquela discursiva e, lentamente, por meio dela, a consciência se vai fazendo cristã, também nos pensamentos.

A finalidade desta fase é a purificação da alma (“via purgativa”), das inclinações desordenadas e do espírito mundano, por meio da leitura e da oração.



2.2. Proficiente (Via/etapa iluminativa)

Etapa que coincide com a 2ª Conversão. Proficientes são aqueles que acedem ao momento iluminativo e na escola do Evangelho, aprendendo as virtudes e “sentimentos de Cristo” (Fil 2,5).



Trata-se de um estado espiritual mais pacificado, mais estável. O pecado como tal é, normalmente, vencido.

Superando a mediocridade do 1º grau se empreende a via de abnegação. Não procura fazer mais o mal, mas sim se procura de fazer o bem, segundo o espírito evangélico.

Nesta etapa se busca a conformação a Cristo por meio da familiaridade com o Evangelho e a Eucaristia. Cristo se torna verdadeiramente importante e começa a tomar o primeiro lugar, toma os juízos, afectos, e as acções. A criatura começa a ser tomada em relação a Cristo.

O “proficiente” submeteu, habitualmente, as paixões. É o patrão de si mesmo, amante do silêncio e religioso na alma.

A meta desta fase é a procura da verdadeira conformidade com Cristo.



2.3. Perfeitos (Via/etapa unitiva)

Trata-se de uma classificação relativa, porque só Deus é perfeito.



Os “perfeitos” são aqueles que vivem no estado de união com Deus. São aqueles que tem o coração totalmente transformado pelo Espírito do Pai e do Filho.

É o estado em que se goza a união com Cristo que se manifesta, sobretudo, na caridade , como único critério de comportamento (“Se queres ser perfeito, disse Jesus ao Jovem, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres,… Depois vem e segue-me” (Mt 19,21).



Em prática esta abrange dois modos, segundo De Guibert:



1º - A plena consumação da caridade ou caridade heróica, aquela que a Igreja requere para a beatificação dos Servos de Deus.

O papa Bento XIV depois de ter confrontado com várias definições teológicas, define, assim, esta caridade: “A virtude cristã para ser heróica deve fazer de tal modo que aquele que a possui opere facilmente, prontamente e com gosto, a modo a ser superior ao ordinário, para um fim sobrenatural, sem reflexões humanas, com abnegação e submissão dos modos afectivos”



2º - Uma perfeição na caridade menos plena e esplendente, mas verdadeira e suficiente, isto é, a alma que conseguiu um grau de abnegação e de recolhimento, que é, habitualmente, dócil às inspirações do Espírito Santo e que a caridade domina toda a sua vida, se aceita alguma infidelidade por causa da fragilidade humana.



Conclusão

Numa só palavra podemos afirmar, que a santidade (Perfeição) é Deus quem a dá (imprime no homem a sua imagem e semelhança e o faz, filho no Filho, filiação divina).

A santidade subjectiva (participativa), é a resposta no abandono (momento da purificação ou “via purificativa”), assimilando (momento da iluminação ou “via iluminativa”), unindo-se (momento da caridade como critério ou “via unitiva”). Em prática é a assimilação subjectiva da perfeição objectiva de Deus. Em suma, as etapas ou o desenvolvimento espiritual são a assimilação subjectiva da perfeição objectiva de Deus.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...