quinta-feira, 13 de julho de 2017

O QUE É A SANTIDADE

Conceito de santidade

A melhor definição dá-se só a partir do mistério de Deus, isto é, o ser de Deus, manifestações de Deus, dom divino à Igreja, transformação íntima da pessoa crente.

Os termos “santo”, “santidade”, “santificar” provêm da raiz hebraica “qdsh”, da qual deriva a ideia ou conceito de “separação”, “sacro”, “puro” e tudo aquilo que é estreitamente ligado ao “culto”. Podemos assim deduzir que “santidade” é o caracter iminentemente religioso, isto quer dizer que, não se pode dizer que Mondlane é santo, se não está na dimensão religiosa.

O caracter essencialmente religioso faz-nos entender que o termo “santo” é usado para indicar uma realidade na qual a relação com a divindade resulta como elemento constituitivo essencial e indica a essência, a transcendência, a potência e a glória.

Referido a Deus o conceito de santidade exprime a essência pessoal, a divindade e a absoluta transcendência.

Dizer que Deus é santo significa afirmar o seu ser infinitamente outro e totalmente separado do homem, e indica o mistério mais alto da sua pessoa; significa reconhecer que Ele é por si, que não pode tomar significado de nenhum outro ser inferior a si mesmo, e que para manter a sua própria especificidade e salvaguardar a sua identidade dos seres criados deve se manter separado deles.

Com a acento da santidade se exprime a dignidade incomparável de Deus, a razão para a qual se lhe deve a adoração e por isso “é para si e para os outros o fim supremo e portanto a norma absoluta e intangível do agir”


Definição de Charles André Bernard


Charles André Bernard, perito em espiritualidade, no seu livro, definiu assim a santidade: “a santidade coincide com o cumprimento da vontade concreta de Deus e se mede sob a conformidade da nossa profunda vontade a vontade divina. Como a vontade salvífica dá finalidade e impulso dinâmico a obra da criação, assim o cumprimento da vontade de Deus leva a nossa personalidade a perfeição e a plenitude” .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...