quinta-feira, 7 de julho de 2011

ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ (cf. Col 2,7)

Caríssimos irmãos em Cristo, como o Apóstolo Paulo nas suas epístolas, assim também eu ouso endereçar-vos a graça, a paz, o amor e a misericórdia de Cristo Nosso Senhor; que elas reinem para sempre em cada um de vós.
Gostaria de reflectir convosco, de forma sucinta, este tema, que a meu ver, enquadra-se bastante bem na dinâmica do tempo em que nos encontramos. Pois, nos dias que correm há uma forte tendência de relativizar e excluir Deus da vida das pessoas e da sociedade. Portanto, pensa-se que as pessoas são o princípio e o fim de tudo. Mas no fim de tudo, descobre-se que a nossa vida não tem sentido sem Deus.
A nossa experiência de fé é uma ascensão à “montanha que é Cristo”. E a passagem para Deus está completamente entretecida desta dúplice dinâmica: ir a Deus de mãos vazias e arreigar-se n`Ele confiante à sua providência. Por isso, cada baptizado mergulhado na páscoa de Cristo, n`Ele aceita morrer para o pecado e viver para Deus. Ele sai de si próprio e escolhe viver em Cristo, para Deus e os irmãos. Ele abandona-se nas mãos de Deus que o escolheu primeiro a fim de penetrar no segredo das “coisas divinas”, e mais ainda no segredo do outro numa caminhada de amor.
Enraizados e edificados em Cristo cada um de vós deve ser portador daquele amor que Cristo manifestou na humanidade doando gratuitamente a sua vida por todos nós. Daí que amar é perder-se pelo outro, não mais pensar em si, não mais buscar seu próprio êxito, mas preocupar-se com o verdadeiro bem do outro.
Temos motivos de nos gloriarmos com Cristo e plasmar a nossa conduta tendo-o como modelo. Porque em Cristo, Deus torna-se um rosto, e o homem, por sua vez, conhece o seu verdadeiro rosto. Por isso mesmo, devemos contemplar Cristo no rosto de cada um que se alegra, que festeja ou então, cada um que se entristece e se encolhe porque falta alguém que o ampare na sua situação.

1 comentário:

  1. Sonhei com uma estrela do céu
    Sonhei-a vivendo no meio do Mar
    Sonhei com a verdade de uma palavra
    Soletrei sete vezes a palavra amar

    Neste sonho vi uma árvore triste
    Pensei em sete coisas impossíveis de fazer
    A primeira era voar com as nuvens
    A ultima sobre as águas de um Lago correr

    E vi pássaros de cores nunca vistas
    Refulgentes lírios de ouro de lei
    Apenas uma hortênsia me pareceu ali perdida
    Vi palpitantes borboletas e o coração calei


    Abraço

    ResponderEliminar

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...