quarta-feira, 6 de julho de 2011

JOHN LOCKE II

Breve Historial da Política

Como objectivo, a política “visa àquilo que diz respeito ao governo e ao Estado por oposição às outras formas de vida social” (3)  como a administração, a justiça, a arte, etc.

Como substantivo feminino, a política “designa a arte de governar” (4)

Segundo Aristóteles, a política é que indaga qual deve ser a melhor constituição (5): “qual deve ser a mais apta que qualquer outra, para satisfazer nossos ideais, quando não houvesse empecilhos externos. E qual é a que se adapte às diversas condições em que podemos levá-la a efeito. Como é quase impossível que muitas pessoas possam realizar a melhor forma de governo, o bom legislador e o bom homem político precisa saber qual deve ser a melhor forma de governo em sentido absoluto e qual pode ser a melhor forma de governo quando existem certas condições.

Segundo o dicionário breve de filosofia, política é a ciência normativa que trata da organização dos bens sociais. É o ramo da ciência do direito respeitante ao governo e aos assuntos do Estado.

A filosofia política é a análise filosófica da relação entre cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas do governo, a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas.
Segundo Aristóteles, o homem é um animal político que se define pela sua vida social organizada politicamente. Na concepção Aristotélica, a política, enquanto ciência, pertence ao domínio do conhecimento prático.
A República de Platão e a Política de Aristóteles são duas das obras mais famosas de filosofia política. Outras obras fundamentais são: o princípio de Maquiavel, O Leviatã de Hobbes, o segundo tratado de governo de John Locke, o contrato social de Rousseau, a filosofia de direito de Hegel, o capital de Marx e Engels, o tratado sobre a liberdade de Stuart Mill. Todas estas obras são consideradas clássicas na formação da teoria política.

Entende-se a política como ramo das ciências sociais que trata da organização e da vida do Estado. Ela trata daquilo que todos os seres humanos devem procurar como objectivo supremo das suas acções, o bem estar colectivo (6).

O facto político característico, segundo a maneira moderna de encarar o assunto, é a luta pela autoridade pessoal numa comunidade organizada, assim como a luta pela manutenção do poder do próprio Estado (7).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...