quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DESPEDIDA


Mensagem dos seminaristas alusiva à sua despedida

Amados irmãos em Cristo,
Desejamo-vos que “em tudo prospereis e que a vossa saúde corporal seja tão boa como a da vossa alma” (cf. 3Jo 1). Da nossa parte, estamos gozando das melhores bênçãos do Deus Altíssimo.
«A gratidão é a memória do coração!». O grande erro da maioria das pessoas é o de lutar isoladamente, pelo seu paraíso individual que se torna insustentável. Sozinhos somos muito fracos e inseguros. Por isso, de muitas formas afirmamos e reafirmamos que a vocação cristã é um dom comunitário e deve ser manifesto em comunidade. Foi assim que nos ajudastes a amadurecer e a ganhar um novo rosto ao longo deste tempo que estivemos juntos. Ora, é chegada a hora do nosso adeus. Contudo, sabemos que na vida, como na experiência com Cristo, não há conclusões finais.

Deste modo, queremos cantar como o salmista: todos os nossos dias decorreram sob a vossa ajuda incansável e sob a proteção de Deus. «Acabamos os nossos anos como um suspiro. Os dias da nossa vida passam depressa e nós partimos. Tende piedade dos vossos servos» (89,9-10.13). Concientes dos nossos erros e imperfeições, pedimos as nossas imensas, sinceras e profundas disculpas do fundo do coração pelos momentos que fomos motivo de tropeço e escândalo aos pequeninos.

Irmãos, é chegada a nossa hora de partir! Temos fé e esperança de continuarmos juntos oportunamente. Neste curto intervalo de tempo, tristezas e alegrias partilhamos, mas o tempo que passou jamais voltará. Somos imensamente gratos a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, nos auxiliaram neste trajeto. É impossível enumerarmos todas e todos, pois nossa vida é construida com muitos fios, todos importantes e fundamentais para a continuação da vocação e da pastoral na Igreja de Cristo.
Um agradecimento especial ao papa Funzamo animador da Comunidade, homem íntegro e humilde, parabéns pela sua atenção e os dons que Deus lhe deu para dirigir a comunidade com sabedoria do coração. Força e avante, porque a frente é o caminho! Estendemos os nossos agradecimentos à comunidade em geral que nos ajudou a juntar todos os fios para construir o novo tecido que molda o nosso ser com as mais variadas cores. Um obrigado do tamanho do coração de Deus!

Igualmente, endereçamos muitos e especiais parabéns aos nossos amigos e amigas, catequistas, Mamãs e papás, jovens e adolescentes, crianças e pessoas de boa vontade e acolhedoras e aos outros que ficaram como intenção, o nosso muito khanimambo do fundo do coração. Aos que já partiram para o Pai que de feliz memória os recordamos, paz suas almas, almejamos que gozem das suavidades no céu e Deus os acolha na sua morada. Jamais vos esqueceremos.

Caríssimos, trabalharam convosco dois jovens seminaristas, Cantífula de Castro e Marcelino Albertino, sobejamente conhecidos por «gémeos», ambos do seminário Maior de Teologia. Unidos no amor de Cristo ressuscitado, levamos cada um de vós na história da nossa vida, da nossa vocação e sentimos bater o vosso coração junto ao nosso. Nesta hora de adeus o coração aperta, a garganta tranca-se e as palavras tornam-se insignificantes e sem sentido para descrever o quanto devemos a esta grande Paróquia e Comunidade de Mavalane.

Para terminar, queremos formular votos de boas vindas na nova família cristã, a todos e todas adolescentes que foram batizados hoje. Muitos parabéns e boa inserção nesta nobre tarefa de anunciar Cristo até os confins do mundo. Adeus irmãos! Que Maria, Nossa Senhora Aparecida, vos acalore e ajude a perseverar na vossa fé.
Khanimambo va makweru, hi ta vonana siku tsimbenhane.
Noxukhuru vantjene = estamos muito agradecidos.

Maputo, 21 de Outubro 2012, Ano da Fé.
Os gêmeos: Marcellus e Kant.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...