terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Concilio Vaticano II

O fruto mais importante do CVII pelo sacramento da reconciliação é o Ordo paenitentiae  do 1974 que coloca o sacramento em uma atitude de conversão do fiel e de toda Igreja ao evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. Este Ordo comtem tre ritos: 1) rito pela reconciliação individual dos penitentes; 2) rito pela reconciliação de diversos penitentes com a confissão e absolução individual; 3) rito pela reconciliação de diversos penitentes com a confissão e absolução geral. Este ultima forma é prevista em via extraordianaria.
 Uma das novidades deste ordo é representata da proposta de celebrações liturgicas penitenciais nas quais se da muito espaço a escuta da Palavra de Deus. Estas são muitos uteis para revitalizar na comunidade crista o espirito de penitência; para ajudar os penitentes a se preparar ao sacramento da penitência; para educar os adolescentes a se formar a consciência do pecado e da salvação que nos é oferecida em Jesus Cristo; e tambem para educar os fieis a estar sempre em atitude de continua e permanente conversão.

Conclusão
Hoje o sacramento da reconciliação esta em profunda crisi. São sempre menos os fieis que sentem o desejo de se reconciliar com Deus talvez pourque se perdeu a consciência do pecado. Muitos dos nossos cristão vivem constatemente em situação de pecado grave sem manifestar o minimo esforço de se afastar do mal o pelomenos de tentar de não comitir sempre os mesmos erros. Em muitos casos os nosso cristãos não consideram pecado aquilo que a Igreja assinala como tal, cada um se formou o propria moral pessoal decidindo por si proprio o que é pecado e o que não é pecado.  A evangelização não se pode realizar sem uma efectiva vitoria sobre o mal. Pregar o evangelho significa antes de tudo convitar os fieis ad afastar–se do mal para acolher o Reino de Deus como nos ensinou o Nosso Senhor Jesus Cristo que començou a sua obra publica anunciando estas palavras: “ Completou-se o tempo e o Reino de Deus esta proximo: arrenpendei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...