terça-feira, 23 de agosto de 2011

O pecado

Na Bíblia o pecado é sindicato com mais de 30 termos diferentes. Este dado nos indica como misteriosa é esta realidade, complexa, opaca, sombria e fugaz. Fundamentalmente o pecado é uma dinâmica de oposição a Deus por conseguinte  ao seu projecto de salvação pela humanidade. Significa desobedecer a Deus e por-se em dependência de um outro projecto de vida e de humanidade cujo autor esta vez é  Satanás.
O homem  com o pecado interrompe a comunhão com Deus com os irmãos e com o Criador e entra em comunhão com o diabo.
Neste quadro tão dramático o homem é apresentado na Bíblia em uma forma muito positiva, “...coisa muito boa” (Gn 1,31), livre, isto é dotado da capacidade de fazer escolhas e chamado a entrar em comunhão com Deus. Esta vocação é irrevogável; apesar dos numerosos pecados dos homens Deus sempre o convida a arrepender-se e a voltar  a paz com Ele. Deus é sempre fiel a sua vontade de estar em aliança com o homem. Entretanto, de outro lado, temos a obstinação de Deus no querer salvar a humanidade até chegar enviar o seu próprio Filho pela nossa salvação, de outro temos os homens que se obstinam no pecado.
Deus não pode faltar de fidelidade ao seu projecto mas também não pode faltar de justiça deixando o pecador impune. A desordem causada pelo pecado precisa uma expiação e uma reparação também a nível social, no caso que o próprio pecado tivesse algumas consequências na sociedade. Deus deseja a salvação do pecador, não quer a sua morte mas que se converta e viva (Ez 18). É  sobre esta reflexão que na Bíblia se desenvolve a figura do servo sofredor (Is 53,5) no qual se concentram todos os pecados da humanidade, ele os expia e os homens recebem a misericórdia e o perdão se se arrepender das próprias faltas. Este servo claramente é Jesus que no seu ministério muitas vezes nos diz que Ele veio pela salvação dos pecadores e pela condenação do pecado. (cfr Jo 8, 1-11). Em Jesus existe uma diferença muita clara entre o pecador e o pecado que não hão de ser confundidos. O pecador não pode ser condenado em conjunto com o pecado. Ele condena e luta contra todas as formas de pecado mas sempre teve misericórdia pelos pecadores arrependidos.
Jesus lutou contra o pecado a três níveis: 1º) nível extra-humano contra Satanás que é a raiz de cada pecado; 2º) nível humano. O homem é a verdade que é influenciado por Satanás mas nunca acima das próprias forças. Satanás tenta mas o homem é livre de lutar contra a tentação o de acolhe-la. Por causa da culpa original o pecado tem raiz também no coração do homem. Jesus veio mesmo para purificar os corações. 3º)Jesus luta também contra as estruturas sociais do pecado: as injustiças sociais, o poder do templo, escribas, fariseus etc..
No NT o pecado mais grave é a recusa de Jesus e portanto da salvação que Ele trouxe ao mundo inteiro. O perdão se realiza porque Jesus morreu na cruz para nos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...