domingo, 2 de setembro de 2012

DOCENTOLOGIA COMO DISCIPLINA


DOCENTOLOGIA COMO DISCIPLINA
Da autoria de: Elleiannovichyy Osanzayya
 

A docentologia como disciplina de ensino, tende a orientar o discente e o docente, o mestre e o aprendiz para fins necessários na linha da educação básica e complementar. Na natureza humana e científica concebe-se como disciplina, um determinado objectivo educativo na docência para fins de formação integral e totalitário complementar do homem. Ainda o termo docentologia como disciplina engloba também habilidades do saber com regras científicas e educativas como tal. No entanto, o conceito de habilidade de saber, dá-se como algo de compreender as regras da sabedoria. A este processo sapiencial que caracteriza a docentologia chama-se docentologia disciplinar.

A docentologia porém, compara-se a uma rodovia na qual o homem se integra para alcançar a perfeição, no meio de transmissão e contacto interpessoal bem  como social. Cabe à docentologia discutir os fins últimos e destinos sobre o presente docentológico dos principais elementos da discência: neste caso o docente e o discente, o mestre e o aprendiz na mestria na base de formação básica da vida.

Docentologia abre caminho no rumo da esperança, levando consigo um sonho previsível quer na ciência quer na arte e quer na tecnologia tanto como seja noutras vertentes da sapiência. O termo doctum ou doceo3 ou ainda mais docere é necessariamente a virtude da qual o homem tende a se atirar ao ensino e formação do seu semelhante. Para tal, precisa de especializá-lo com propósito de trazer e criar uma identidade perfeita e plausível na linha da erudição. Nisto mesmo, requer que o aspirante da docência ou mestre do ensino seja submetido numa instituição preparatória para melhor habilitação da área na qual se interessa formar. Porém não basta ser carismático nem virtuoso mas precisa ser proficiente e presciente na área em que se chama para a formação. Isto para garantir a perfeita formação dos discentes.

A imperfeição na aprendizagem de algo necessário e benéfico é seguramente o princípio da desolação da identidade do discente. Para tal efeito, a docentologia como disciplina dirige o aluno à metas mais viáveis para o aperfeiçoamento didáctico e gnosiológico. A primeira das metodologias é atenção na discência perante as demonstrações do docente em plena exposição didaxignosiológico. A seguir trata-se de leituras atentas e silenciosas acima de duas repetições, nestas condições começaria a disciplina do autodidactado. O discente tende a procurar o saber e a ser experiente na perfeição da sabedoria, da ciência e da tecnologia.

O discente não deve ser concebido como uma árvore a podar e nem um rio a transbordar depois da nascente. Ele tende a procurar o saber e interpretá-lo na sua forma de conceber para melhor entender a projecção exacta dos termos como sabedoria, ciência, arte, língua e tecnologia. Neste caso, o discente tende a ser ainda criador e recriador daquilo que vive no seu dia a dia à margem do saber para melhor se capacitar na ciência. No entanto, o conjunto de todos estes procedimentos constrói um sumário digno de um discente formado e especializado na ciência: daí a disciplina da docentologia.

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