DOCENTOLOGIA COMO DISCIPLINA
Da autoria de: Elleiannovichyy Osanzayya
A docentologia
como disciplina de ensino, tende a orientar o discente e o docente, o mestre e
o aprendiz para fins necessários na linha da educação básica e complementar. Na
natureza humana e científica concebe-se como disciplina, um determinado
objectivo educativo na docência para fins de formação integral e totalitário
complementar do homem. Ainda o termo docentologia como disciplina engloba
também habilidades do saber com regras científicas e educativas como tal. No
entanto, o conceito de habilidade de saber, dá-se como algo de compreender as
regras da sabedoria. A este processo sapiencial que caracteriza a docentologia
chama-se docentologia disciplinar.
A docentologia
porém, compara-se a uma rodovia na qual o homem se integra para alcançar a
perfeição, no meio de transmissão e contacto interpessoal bem como social. Cabe à docentologia discutir os
fins últimos e destinos sobre o presente docentológico dos principais elementos
da discência: neste caso o docente e o discente, o mestre e o aprendiz na
mestria na base de formação básica da vida.
Docentologia
abre caminho no rumo da esperança, levando consigo um sonho previsível quer na
ciência quer na arte e quer na tecnologia tanto como seja noutras vertentes da
sapiência. O termo doctum ou doceo3 ou
ainda mais docere é necessariamente a virtude da qual o homem tende a se
atirar ao ensino e formação do seu semelhante. Para tal, precisa de
especializá-lo com propósito de trazer e criar uma identidade perfeita e
plausível na linha da erudição. Nisto mesmo, requer que o aspirante da docência
ou mestre do ensino seja submetido numa instituição preparatória para melhor
habilitação da área na qual se interessa formar. Porém não basta ser
carismático nem virtuoso mas precisa ser proficiente e presciente na área em
que se chama para a formação. Isto para garantir a perfeita formação dos
discentes.
A imperfeição na
aprendizagem de algo necessário e benéfico é seguramente o princípio da
desolação da identidade do discente. Para tal efeito, a docentologia como
disciplina dirige o aluno à metas mais viáveis para o aperfeiçoamento didáctico
e gnosiológico. A primeira das metodologias é atenção na discência perante as
demonstrações do docente em plena exposição didaxignosiológico. A seguir
trata-se de leituras atentas e silenciosas acima de duas repetições, nestas
condições começaria a disciplina do autodidactado. O discente tende a procurar
o saber e a ser experiente na perfeição da sabedoria, da ciência e da
tecnologia.
O discente não
deve ser concebido como uma árvore a podar e nem um rio a transbordar depois da
nascente. Ele tende a procurar o saber e interpretá-lo na sua forma de conceber
para melhor entender a projecção exacta dos termos como sabedoria, ciência,
arte, língua e tecnologia. Neste caso, o discente tende a ser ainda criador e
recriador daquilo que vive no seu dia a dia à margem do saber para melhor se
capacitar na ciência. No entanto, o conjunto de todos estes procedimentos
constrói um sumário digno de um discente formado e especializado na ciência:
daí a disciplina da docentologia.
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