12. ORIGINALIDADE DA DOCENTOLOGIA
Da autoria de: Elleiannovichyy Osanzayya
O termo
docentologia como tal compreende-se como ciência ou tratado sobre a doação ou
aderência ao saber. No entanto entende-se que o docente é simplesmente o gestor
do saber, mais do que criador de tal saber. Mas ele tem a missão de direccionar
o saber de acordo com o nível e meta estabelecida na instituição. É preciso
compreender que a docentologia entende-se em várias dimensões do saber.
Ela porém é uma
virtude de termos mais abrangentes sobre a perfeição. Ela não é um termo fora
de si mesmo, pois que de acordo com o criador Elleiannovichyy Osanzayya, a
essência principal e fundamental é o ensino e aprendizagem da qual deve ser
direccionada a vários amantes do saber e amantes no domínio da ciência, da arte
e da técnica. Enfim, a própria docentologia é abrangente a todos os níveis e
tipos de ciência e tudo aquilo que é de existência mística ou física
apreensível. Nunca se pode falar de misticismo e ficção sem que haja noção
suficiente para fazer compreender a quem não sabe.
Em termos gerais
cada ciência tem os seus objectivos centrais dos quais se tornam motivos e
bases de defesa. O domínio da ciência e da tecnologia depende do próprio
discente e do docente. A aderência ao saber é que faz o homem sábio ou
engenhoso de acordo com o grau de interesse e dedicação bem como empreensão aos
estudos. Pois estudar abrange tudo quilo que nos rodeia.
Não basta
simplesmente conformar-se com aquilo que se aprende na escola e na biblioteca,
mas é preciso criar algo que seja necessário para a vida inteira. Tudo o que
hoje temos em mão foi criado por alguém e pela mesma razão temos algo antiquado
ou recente. Mas para nós também, é-nos necessário e viável criar algo sem
atrelagem alguma. Toda criação é sempre pura, original, manancial e natural.
A docentologia
como tal é original na sua maneira de se expressar em todas as camadas humanas.
Dado que até os mais novos a compreendem sem mínimo esforço possível.
A docentologia
como tal, estuda os mistérios existentes entre o estudante e o professor para
melhor encaminhar numa linha segura em casos de desequilíbrio gnosiológico. Ela
é uma ciência dentro de si mesma, no entanto, não goza de comparação em nenhuma
ciência e é inatrelável. Mas é aceitável que ela tenha o método metadisciplinar
para melhor penetrar e perfurar noutras ciências com objectivo de criar uma
imagem saudável no ensino e aprendizagem.
Esta ciência
possui autonomia, mas não está vedada de interagir com as outras disciplinas na
formação do homem.
Quanto à sua
existência é necessário notar que ela existiu desde a criação do homem. De
acordo com o crescimento da camada humana a docentologia foi cada vez mais
desenvolvendo-se. É claro que até alguns milénios e séculos já passados não se
conhecia como docentologia mas sim como “ensino, escola, educação, correcção,
educação caseira, conselho, etc.”. Espera-se que ninguém possa ignorar que o
ensino, a aprendizagem e a educação são realidades recentes. Talvez que os
termos tenham chegado tarde mas as acções sempre existiram.
A
originalidade da docentologia, consiste necessariamente em preparar o homem na
linha do saber quer na sua aderência quer na sua criatividade e empreensão.
Elucida o docente e o discente numa linha mais sadia para melhor tomar a peito
a perfeição sobre aquilo que existe em si e fora de si mesmo. A natureza é
sempre conducente e disciplinante e a
sua puridade é sempre discipulante. Cria, no entanto, a vontade autónoma de
aderência em tudo que há de bom para o melhor conhecimento sobre as coisas.
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