domingo, 2 de setembro de 2012

ORIGINALIDADE DA DOCENTOLOGIA


12. ORIGINALIDADE DA DOCENTOLOGIA

 Da autoria de: Elleiannovichyy Osanzayya

O termo docentologia como tal compreende-se como ciência ou tratado sobre a doação ou aderência ao saber. No entanto entende-se que o docente é simplesmente o gestor do saber, mais do que criador de tal saber. Mas ele tem a missão de direccionar o saber de acordo com o nível e meta estabelecida na instituição. É preciso compreender que a docentologia entende-se em várias dimensões do saber.

Ela porém é uma virtude de termos mais abrangentes sobre a perfeição. Ela não é um termo fora de si mesmo, pois que de acordo com o criador Elleiannovichyy Osanzayya, a essência principal e fundamental é o ensino e aprendizagem da qual deve ser direccionada a vários amantes do saber e amantes no domínio da ciência, da arte e da técnica. Enfim, a própria docentologia é abrangente a todos os níveis e tipos de ciência e tudo aquilo que é de existência mística ou física apreensível. Nunca se pode falar de misticismo e ficção sem que haja noção suficiente para fazer compreender a quem não sabe.

Em termos gerais cada ciência tem os seus objectivos centrais dos quais se tornam motivos e bases de defesa. O domínio da ciência e da tecnologia depende do próprio discente e do docente. A aderência ao saber é que faz o homem sábio ou engenhoso de acordo com o grau de interesse e dedicação bem como empreensão aos estudos. Pois estudar abrange tudo quilo que nos rodeia.

Não basta simplesmente conformar-se com aquilo que se aprende na escola e na biblioteca, mas é preciso criar algo que seja necessário para a vida inteira. Tudo o que hoje temos em mão foi criado por alguém e pela mesma razão temos algo antiquado ou recente. Mas para nós também, é-nos necessário e viável criar algo sem atrelagem alguma. Toda criação é sempre pura, original, manancial e natural.

A docentologia como tal é original na sua maneira de se expressar em todas as camadas humanas. Dado que até os mais novos a compreendem sem mínimo esforço possível.

A docentologia como tal, estuda os mistérios existentes entre o estudante e o professor para melhor encaminhar numa linha segura em casos de desequilíbrio gnosiológico. Ela é uma ciência dentro de si mesma, no entanto, não goza de comparação em nenhuma ciência e é inatrelável. Mas é aceitável que ela tenha o método metadisciplinar para melhor penetrar e perfurar noutras ciências com objectivo de criar uma imagem saudável no ensino e aprendizagem.

Esta ciência possui autonomia, mas não está vedada de interagir com as outras disciplinas na formação do homem.

Quanto à sua existência é necessário notar que ela existiu desde a criação do homem. De acordo com o crescimento da camada humana a docentologia foi cada vez mais desenvolvendo-se. É claro que até alguns milénios e séculos já passados não se conhecia como docentologia mas sim como “ensino, escola, educação, correcção, educação caseira, conselho, etc.”. Espera-se que ninguém possa ignorar que o ensino, a aprendizagem e a educação são realidades recentes. Talvez que os termos tenham chegado tarde mas as acções sempre existiram.
A originalidade da docentologia, consiste necessariamente em preparar o homem na linha do saber quer na sua aderência quer na sua criatividade e empreensão. Elucida o docente e o discente numa linha mais sadia para melhor tomar a peito a perfeição sobre aquilo que existe em si e fora de si mesmo. A natureza é sempre conducente e disciplinante  e a sua puridade é sempre discipulante. Cria, no entanto, a vontade autónoma de aderência em tudo que há de bom para o melhor conhecimento sobre as coisas.

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