domingo, 2 de setembro de 2012

DOCENTOLOGIA


6. NOÇÕES PRELIMINARES
 DA AUTORIA DE: Elleiannovichyy Osanzayya

Ao longo de vários estudos empreendidos ao nível geral quer na ciência, quer na língua, na arte, bem como na tecnologia, foi conveniente e urgente criar um instrumento de orientação educacional chamado docentologia. A capacidade de saber algo depende da maneira como o indivíduo concebe aquilo que viveu e vive. A simulação e explicação, na tentativa de clarificar os termos, chama-se noção preliminar em docentologia. A noção preliminar contém, o conceito e a definição dos termos em geral.


6.1. Noção de Docentologia

Chama se docentologia todo o processo que trata de maneiras e formas de procedimentos sobre a docência de uma dada carreira de aprendizagem. A todos os métodos que se aplicam na tentativa de situacionar os termos chamam-se processo docentológico de aplicação. Certamente o termo docentologia deriva do termo docens1 adicionado ao termo logia2. A docentologia significa tratado sobre docente e docência bem como discente e discência. Numa forma mais generalizada a docentologia significa estudo do docente.


6.2. Conceito

Chama-se docentologia a disciplina e arte que trata sobre o estudo das técnicas do ensino existentes entre o docente e discente. Estuda também as dimensões formativas do estudante em relação ao tempo e espaço. Trata em sentido geral da relação entre aprendizagem, mestria, arte, ciência, como seja tecnologia. É à docentologia que se lhe é responsabilizado o método de ensino sobre os principiantes e finalistas de uma carreira escolar, académica ou profissional. Em ditado original a docentologia é o coração da maquina de ensino e aprendizagem, mas a dedicação e envolvimento são os membros do corpo.

6.3. Conceito etimológico
O termo docentologia provém do latim e do grego docent +logia que quer dizer tratado, estudo de; e do latim docent- docente que quer dizer professor.
Assim: docent +o+ logia. A vogal temática “o” na memória do autor significa omnis que quer dizer tudo. No entanto, articula-se o termo docentologia que é o tratado sobre docente, discente, docência, discência, estudo, ensino, aprendizagem e educação.

6.4. Campo epistemológico
O campo epistemológico é o local onde se pratica a experiência laboratorial da docentologia. Estamos perante o campo directo, a escola, a universidade, o instituto entre outros locais estudantis. Campo indirecto: as residências ou domicílios levados em sistemas de aperfeiçoamento ou visões autodidácticas.

6.5. O ofício do campo epistemológico
Estuda as relações existentes entre docente e discente nos aspectos didácticos referentes à ciência, arte, cultura, política, psicologia, direito cingindo-se também na meta disciplinaridade. Razão da qual tratar-se de política nos docentes – docentopolítica, cultura – docentocultura, literatura – docentoliteratura, psicologia – docentopsiqueia, direito ou justiça – docentojudiceia ou docentodiceia, entre outras terminologias. O campo oficial e específico como abordamos é a sala de aulas “campo chave de ensaios” pela aprendizagem a curto prazo. O campo geral e laboratorial é a sociedade civil a qual espelha e simula os resultados obtidos nos estudos subsequentes.

6.6. Campo semântico
Tratado sobre o docente. Ciência que se dedica ao estudo dos docentes nos seus aspectos físicos, psicológicos, técnicos, morais, culturais, filosóficos, científicos e políticos. Trata da vida, trabalho e existência acadêmico-social do docente. Pesquisa sobre o trabalho dos professores ao nível institucional e acadêmico-profissional.

6.7. Sentido restrito de docentologia
Tratado sobre docente, nos seus aspectos laborais frente ao ensino. Tratado sobre docente na sua personalidade magistral frente ao campo epistemo-profissional.

6.8. Sentido amplo
Estudo das relações existentes entre docentes e discentes nos seus aspectos acadêmicos, profissionais, tecnocientíficos, culturais, políticos e sociais.

6.9. Sentido figurado
Conhecimento sobre a educação e suas normas. Boa educação. Disciplina e boa reputação. Capacidade de diálogo e liderança. Organização e boa disposição intelectual. Modo de falar disciplinado, magistral que deixa qualquer lição que sirva para a vida. Integridade. Uma boa instrução.

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