6. NOÇÕES PRELIMINARES
DA AUTORIA DE: Elleiannovichyy
Osanzayya
6.1. Noção de Docentologia
Chama se
docentologia todo o processo que trata de maneiras e formas de procedimentos
sobre a docência de uma dada carreira de aprendizagem. A todos os métodos que
se aplicam na tentativa de situacionar os termos chamam-se processo
docentológico de aplicação. Certamente o termo docentologia deriva do termo docens1
adicionado ao termo logia2. A docentologia
significa tratado sobre docente e docência bem como discente e discência. Numa
forma mais generalizada a docentologia significa estudo do docente.
6.2. Conceito
Chama-se
docentologia a disciplina e arte que trata sobre o estudo das técnicas do
ensino existentes entre o docente e discente. Estuda também as dimensões
formativas do estudante em relação ao tempo e espaço. Trata em sentido geral da
relação entre aprendizagem, mestria, arte, ciência, como seja tecnologia. É à
docentologia que se lhe é responsabilizado o método de ensino sobre os
principiantes e finalistas de uma carreira escolar, académica ou profissional.
Em ditado original a docentologia é o coração da maquina de ensino e
aprendizagem, mas a dedicação e envolvimento são os membros do corpo.
6.3. Conceito etimológico
O termo
docentologia provém do latim e do grego docent +logia que quer
dizer tratado, estudo de; e do latim docent- docente que quer dizer
professor.
Assim: docent
+o+ logia. A vogal temática “o” na memória do autor significa omnis
que quer dizer tudo. No entanto, articula-se o termo docentologia que é o
tratado sobre docente, discente, docência, discência, estudo, ensino,
aprendizagem e educação.
6.4. Campo epistemológico
O campo
epistemológico é o local onde se pratica a experiência laboratorial da
docentologia. Estamos perante o campo directo, a escola, a universidade, o
instituto entre outros locais estudantis. Campo indirecto: as residências ou
domicílios levados em sistemas de aperfeiçoamento ou visões autodidácticas.
6.5. O ofício do campo epistemológico
Estuda as
relações existentes entre docente e discente nos aspectos didácticos referentes
à ciência, arte, cultura, política, psicologia, direito cingindo-se também na
meta disciplinaridade. Razão da qual tratar-se de política nos docentes –
docentopolítica, cultura – docentocultura, literatura – docentoliteratura,
psicologia – docentopsiqueia, direito ou justiça – docentojudiceia ou
docentodiceia, entre outras terminologias. O campo oficial e específico como
abordamos é a sala de aulas “campo chave de ensaios” pela aprendizagem a curto
prazo. O campo geral e laboratorial é a sociedade civil a qual espelha e simula
os resultados obtidos nos estudos subsequentes.
6.6. Campo semântico
Tratado sobre o
docente. Ciência que se dedica ao estudo dos docentes nos seus aspectos
físicos, psicológicos, técnicos, morais, culturais, filosóficos, científicos e
políticos. Trata da vida, trabalho e existência acadêmico-social do docente.
Pesquisa sobre o trabalho dos professores ao nível institucional e
acadêmico-profissional.
6.7. Sentido restrito de docentologia
Tratado sobre
docente, nos seus aspectos laborais frente ao ensino. Tratado sobre docente na
sua personalidade magistral frente ao campo epistemo-profissional.
6.8. Sentido amplo
Estudo das
relações existentes entre docentes e discentes nos seus aspectos acadêmicos,
profissionais, tecnocientíficos, culturais, políticos e sociais.
6.9. Sentido figurado
Conhecimento sobre a educação e suas normas. Boa
educação. Disciplina e boa reputação. Capacidade de diálogo e liderança.
Organização e boa disposição intelectual. Modo de falar disciplinado, magistral
que deixa qualquer lição que sirva para a vida. Integridade. Uma boa instrução.
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