sábado, 6 de abril de 2013

A PÁSCOA

A PÁSCOA-UMA EXPERIÊNCIA COM CRISTO VIVENTE
Caros amigos e amigas, jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, saúdo-vos na paz de Cristo ressuscitado e estendo a cada um de vocês sinceros votos de feliz Páscoa.
Caríssimos, é pela primeira vez que vos escrevo. Tomo a liberdade de me considerar privilegiado por vos ter no meu coração. Mas há já bom tempo que sinto o vosso amparo por meio da Neide, minha madrinha, a quem agradeço profundamente. Por ela sei que vocês todos são jovens muito empenhados na missão de testemunhar o Evangelho de Cristo e de levar ao mundo fora a justiça, a reconciliação, o amor e a paz do ressuscitado.
Meu nome é Cantífula, jovem e futuro sacerdote. Este é o meu último ano de formação sacerdotal, estou já no 4º Ano de Teologia. Já devem imaginar o quanto espero do vosso calor espiritual, das vossas orações e da vossa amizade neste momento em que a tensão pelo futuro acorda-me queimando o pensamento. Mas o meu objetivo é de partilhar convosco a experiência pascal que passei na minha pastoral na Catedral de Maputo, a capital de Moçambique.

Cada ano que passa o Mistério Pascal tem tido um novo ímpeto, uma nova força tempestuosa. Aliás, não é o drama do acontecimento que se celebra nesta festa das festas, mas o renascimento espiritual dos fiéis que se atualiza cada vez mais. É isso que arrasta consigo multidões de crentes, atinge corações e trespassa outros ainda. O Tríduo Pascal é o momento mais forte e mais envolvente do Ano Litúrgico. Nele revivemos o acontecimento redentor da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, a Paixão do Senhor e a gloriosa ressurreição de Cristo Jesus. Este momento universal é celebrado por todos e por cada um individualmente numa caminhada antecedida por quarenta dias de profunda e intensa preparação.
Na verdade, a Quaresma na sua dimensão penitencial e batismal constitui, entre nós cá, o momento através do qual percorremos com Jesus o caminho do calvário preparando, igualmente, os batizandos para o renascimento espiritual nas águas regeneradoras do batismo. É esta ordem que acompanhou a nossa vivência pascal. Sentimo-nos mergulhados no mar do amor salvífico de Deus e nos banhamos no oceano da renovação dos votos batismais na vigília pascal.
A Sexta feira Santa, cuja coroa foi a Adoração da Santa Cruz, fez estremecer a nossa Catedral. A adoração da Santa Cruz jamais acabava; ela foi feita demoradamente e porque havia muita gente tivemos vários ministros com cruzes para a adoração fim da qual percorremos a última Via-sacra. Na vigília pascal celebramos a gloriosa ressurreição de Cristo marcada pelo selo indelével impresso nos neófitos. A celebração da Páscoa é o centro de todas as celebrações no decurso do Ano Litúrgico. Em Moçambique,
e talvez entre vós também, a Páscoa é o centro de convergência das atenções de todos os crentes. É alegre para cada um de nós saber que em cada ano temos uma ocasião para um renascimento espiritual pela Páscoa. Façamos desta oportunidade momento importante para orarmos por todos que passam várias vicissitudes que fazem da sua vida uma permanente Via-sacra.

Caríssimos jovens e amigos, orai por aqueles que ainda não descobriram o caminho do Evangelho, o caminho do amor e do perdão para que Jesus ressuscitado derrame sobre eles a força do seu Espírito e abra no mais fundo de cada um deles o desejo de caminhar pelas veredas do Verdadeiro Deus e Salvador da humanidade. Agradeço a vossa amizade e simpatia. Orai também por mim, para que o meu discernimento vocacional seja fruto de uma sincera inspiração daquele que chama os homens para o ministério sacerdotal. Eu rezo para cada um de vocês. Que o Espírito Santo ilumine todas as vossas ações e derrame nos vossos corações o desejo de anunciar pelo mundo fora o amor que Jesus nos tem. Não desanimeis diante das dificuldades, nem que fosse para derramar sangue, quebrar noites com insónias e travar batalhas tremendas, avançai sempre pela frente, porque “Ele está sempre connosco até ao fim dos tempos” (Mt 28,20). O futuro da Igreja depende da juventude, sê firmes na vossa vocação cristã.
Gostava de vos abraçar calorosa e individualmente. Espero ter notícias de cada um de vocês. Queira Deus cumular-vos de bênçãos inesgotáveis e que um dia gente se possa ver e trocar impressões, intentos e propósitos, experiências e o calor que brota do Evangelho. Formulo os meus votos de feliz e santa Páscoa no amparo sempre materno de Nossa Senhora Aparecida.
Bem-haja para todos vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...