terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTA A FILÉMON

Não há dúvida sobre a identidade do destinatário. Filémon é um colaborador de Paulo (1,1) que recebia em sua casa as reuniões da Igreja (1,2), provavelmente convertido por Paulo em Éfeso, e por isso lhe deve a própria vida (1,19).
Está na posse de um escravo-Onésimo (1,10), que lhe fora inútil (11) e lhe devia dinheiro (18).
À luz de Colossenses 4,9 pode se supor que o dono-Filémon e o seu escravo-Onésimo viviam em Colossa. Por outro lado, a maior parte dos nomes que aparecem nesta Carta aparecem também na Carta aos Colossenses.
A Carta a Filémon é juntamente com Colossenses, Efésios e Filipenses do cativeiro, e foi enviada a Colossa por meio de Tíquico que levou também a Carta aos Colossenses.

Data, local e autor:
Alguns autores dizem que a Carta foi enviada de Éfeso em torno de 56-57. Outros ainda que foi durante a prisão de Paulo em Roma, então por volta de 62-63.
A carta foi escrita pelo próprio punho de Paulo para acabar com a escravatura no seio da comunidade cristã, pois em Cristo já não há escravo nem homem livre (Cf. Gal 3,28). A vida comunitária deve superar todas as divisões levando à igualdade enter as pessoas.
Paulo pede a Filémon que receba Onésimo, o escravo, não como tal, mas como um irmão caríssimo (vv. 15-16).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...