terça-feira, 30 de abril de 2013
PENTATEUCO IV
1.6. Quatro temas importantes do Pentatêuco
a) Eleição
A ideia da “eleição”-de uma escolha de um povo ou de um indivíduo por parte de Deus-comporta dois elementos suplementares: a promessa e a responsabilidade. Gn 12-22 está cheio de promessas feitas por Deus a Abraão: promessa de uma descendência numerosa como as estrelas do céu, promessa de dar a terra de Canaã como herança para seus filhos, promessa de um nome grandioso para o futuro; além disso, o favor especial do Senhor não haveria de beneficiar somente Abraão e sua família, mas através dele atingiria a todos os homens.
Por conseguinte, as promessas de Deus a Abraão não foram feitas só para o bem exclusivo de um pequeno número de eleitos, mas deviam ser utilizadas por eles com senso de responsabilidade, de tal modo que os outros pudessem gozar de seus benefícios. A eleição de Israel por parte de Deus visava a um objectivo missionário.
b) Aliança
A Aliança era o veículo que unia as pessoas por meio de muitas obrigações, quer se tratasse de um matrimónio, quer de um contrato económico ou de um compromisso verbal. Também a relação de um homem com Deus é expressa com esse termo.
A terminologia da aliança é usada para descrever três casos distintos no Pentatêuco:
● A promessa feita por Deus a Noé de não mandar mais outro dilúvio sobre a terra (Gn 9,9);
● As promessas feitas por Deus a Abraão (Gn 15,18; 17,4);
● A aliança do Sinai celebrada com Moisés e resumida no “livro da aliança” (Ex 24,7).
As alianças eram feitas entre os iguais, mas o uso religioso do termo foi sempre referido a uma relação estabelecida entre um contraente maior, Deus, e um menor, homem.
A aliança estava baseada na iniciativa de Deus, que agia com misericórdia e em plena soberania (Gn 9,11; Ex 6,7); a aliança comportava uma revelação de Deus. Deus se manifestou a Abraão como o seu escudo (Gn 15,1; 17,1; Ex 3,14; 20,2); a aliança impunha obrigações morais e rituais ao povo (Gn 17,10), pela observância do Sábado, dia de repouso (Ex 20,8). Estes elementos expressam a santidade de Deus, porque um Deus Santo exige que seu povo reflicta o carácter divino no culto e na conduta.
c) Lei
A ideia de lei é uma ideia central no Pentatêuco e, como vimos, acabou dando seu próprio nome ao livro no seu conjunto. Ela se reduz aos dez mandamentos (Ex 20; Dt 5), mas associadas a estes havia várias colecções de leis assim classificadas:
● O livro da aliança (Ex 21-23);
● O código de santidade (Lv 17-26);
● A lei do Deuteronómio (Dt 12-16).
As leis israelitas:
● O seu monoteísmo absoluto (tudo é referido ao Deus único);
● A sua preocupação acentuada pelo menos favorecidos: escravos, estrangeiro, mulheres, órfãos;
● O seu espírito comunitário, baseado na relação de aliança com o Senhor compartilhado por todo o Israel.
As leis do AT podem também ser classificadas: “apodícticas” (de tipo “deves…”, “não deves…”) ou como “casuísticas” (de tipo “se um homem…”, “deverá…”).
Têm sido feitas comparações com outros códigos do Antigo Oriente Médio, em particular com o Código de Hamúrabi e muitas semelhanças têm sido encontradas. Isso demonstra que Israel pertencia à cultura do Mediterrâneo oriental e compartilhava das ideias e das experiências de seus vizinhos, mas há diferenças, acima sintetizadas.
d) Êxodo
O tema do Êxodo do Egipto se encontra no Pentatêuco e aparece em toda a Bíblia, descrito em Ex 1-12. Para os hebreus esta era a grande acção salvífica de Deus que todas as gerações posteriores recordavam com gratidão. Foi uma milagrosa intervenção divina em resposta aos gritos do povo reduzido à escravidão (Ex 3,7), intervenção realizada essencialmente por Deus “com poder e com o braço estendido”. Foi também uma grande vitória sobre os deuses egípcios, sobre os quais Deus demonstra sua total supremacia (Dt 6,12). É a saída do Egipto, da escravidão, para a Terra prometida, para a liberdade, a Terra de Canaã.
São esses quatro temas que constituem preocupação constante desses cinco livros. Fora desses, o único tema que aparece com certa regularidade é a “contínua infidelidade do povo de Deus.”
O Pentatêuco contém ainda mais: uma lista de leis; textos narrativos; discursos de pessoas.
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