terça-feira, 30 de abril de 2013

PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS


Introdução
Paulo teve cerca de uma década a contactar-se com os Corintos. É com esta Igreja que ele tem mais correspondências que com qualquer outra. Há indícios de cerca de sete cartas para esta cidade devido à agitação dos cristãos. Os problemas desta Igreja são teológicos, rivais ou divisões, práticas sexuais problemáticas, direitos conjugais, liturgia e funções eclesiásticas. Isto faz com que a correspondência seja mais instrutiva para os cristãos e igrejas do nosso tempo.
Foi escrita como resposta às informações que Paulo recebeu em Éfeso trazidos pelos da casa de “Cloé” (1Cor 1,11), por volta dos anos 56/57.
Corinto é uma antiga cidade grega destruída e depois reconstruída pelos romanos. Estava situada numa posição estratégica para controlar o comércio, o que lhe valeu o título de grande centro comercial e cidade cosmopolita, onde gregos, latinos, sírios, egípcios, asiáticos... trabalhavam lado a lado, por isso foi grande objectivo para Paulo. Posto que estabeleceu ali uma Igreja significava colocar em condições de difundir-se rapidamente em todas as direcções. A cidade era dominada pelo “templo de Afrodite” com milhares de prostitutas sagradas.
A Igreja cristã era mistura racial e social como a cidade. Havia poucos judeus e muitos gentios, pessoas ricas e influentes, não sobretudo gente humilde. Muitos eram convertidos do paganismo permissivo e ogulhosos a moda intelectual grega. Era portanto um grupo pouco coeso.

1. Conteúdo
- Divisões no seio da comunidade;
- Caso de um incestuoso;
- Recurso dos cristãos aos tribunais pagãos;
- Responde ao dilema matrimónio;
- Emancipação das mulheres.

2. Articulação
1Cor 1,1-1: Saudação.
1Cor 1,4-9: Acção de graças.
Comportamentos negativos:
1Cor 1,10-4,21: Divisões no seio da comunidade: uns acham-se de Paulo, uns de Apolo e outros de Cefas (Pedro).
1Cor 5: Trata do caso de um incestuoso.
1Cor 6: Trata do recurso dos cristãos aos tribunais pagãos da cidade e do exibicionismo sexual ostentado dos libertinos de Corinto.
Orientações e conselhos:
1Cor 7: Paulo responde ao dilema matrimónio celibato.
1Cor 8-11,1: Resolve a questão das carnes imoladas aos deuses pagãos que se vendiam no mercado público.
1Cor 11,2-16: Fala da emancipação das mulheres que participam com a cabeça descoberta nas assembleias comunitárias.
1Cor 11,17-34: Trata das divisões manifestas em assembleias eucarísticas.
1Cor 12-14: Responde sobre as experiências carismáticas.
Esperança cristã:
1Cor 15: Defende a esperança cristã na ressurreição dos mortos.
Epílogo pós-escrito:
1Cor 16: Traça o procedimento que se deve seguir na colecta; expõe seu projecto de viagem a Corinto, e recomenda a Timóteo à benevolência dos destinatários.

3. Teologia
A mensagem de Paulo aos Corintos visa responder questões práticas de vida. Para isto sublinha a importância da dimensão comunitária para a salvação, confrontando a situação concreta de vida da comunidade de Corinto com as verdades fundamentais de fé, a saber:
a)    Deus – é o Criador por meio da sabedoria (1,21); dador da vida e fim de todos que crêem n’Ele.
b)   Jesus Cristo – crucificado é a nossa páscoa (5,7); imolado pelos nossos pecados (15,3) e ressuscitado, “Ele é o Senhor” (12,3) e fonte da sabedoria (12,10-16);
c)    Espírito Santo – é o guia da comunidade pelo dom dos carismas (12,7-11). Por Ele Deus continua sua obra para a salvação da humanidade.
Moral paulina – os cristãos devem manifestar um elevado comportamento moral, principalmente na questão sexual onde o amor deve ser recíproco entre homem e mulher (6,16) e no âmbito familiar (7,3-6). A consciência deve regular as linhas do comportamento cristão baseado na fé. Não se deve escandalizar o estrangeiro. A vida deve ser vivida na esperança escatológica. Nisto o amor deve regular as relações entre os membros da comunidade.

1 comentário:

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...