terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTA DE TIAGO


Conteúdo
Como escrito tipicamente didáctico e moral, a Carta não obedece um plano doutrinal previamente elaborado, ou seja, a Carta não tem um plano sistemático. Carece até de um final formal (pode ser que uma parte tenha sido perdida). Ora, como também não tem uma introdução especificamente «epistolar» mas entra sem preâmbulos no assunto, pensamos que se trata de uma colecção pensamentos tirados da pregação do apóstolo (J. KONINGS, Cartas de Tiago, Pedro, João e Judas, ed. Loyola, S. Paulo, 1995, p.9).
Os temas sucedem-se e sempre com a preocupação dominante de apelar a que os fiéis vivam o espírito em todas as circunstâncias de um modo coerente com a fé, em perfeita unidade com a vida: o comportamento dos cristãos tem de ser um reflexo da sua fé. Contudo, sublinhamos os conteúdos das principais exortações:
A atitude cristã perante as provações: 1,2-18;
Pôr em prática a Palavra: 1,19-27;
Caridade para com todos: 2,1-13;
Fé com obras: 2,14-26;
Domínio da língua: 3,1-12;
Verdadeira sabedoria: 3,13-18;
Origem das discórdias: 4,1-12;
Evitar a presunção: 4,13-17;
Advertências aos ricos: 5,1-6;
Exortações finais: 5,7-20.
Esta carta é o único escrito do NT a referir expressamente o sacramento da Unção dos Enfermos (5,13-15), que não aparece como um piedoso costume, mas como um dos sacramentos instituídos por Cristo. De facto, a unção é feita apenas pelos presbíteros da Igreja, em nome do Senhor e obtém efeitos sobrenaturais, como o perdão dos pecados.

4.2 Circunstâncias da composição de Tg
Parece que os destinatários eram provados de diversas maneiras (1,2ss.12); não por causa da fé por parte dos judeus ou de gentios, mas também pelo comportamento dos ricos (não se exclui que esses sejam membros da comunidade), amantes do fausto (2,2ss), arrogantes e opressores (2,5ss; 5,1-6).
Os mais tímidos dos fiéis assumiam uma atitude quase adulatória (2,1-9), enquanto outros se entregavam à cólera (1,19ss), ao ciúme e às contendas (3,14ss; 4,1-3), à maledicência (4,11ss) e à murmuração (5,9). Muitos talvez não dessem à fé um conteúdo prático com o exercício das virtudes evangélicas.
Disso o autor da carta pode te sido informado pelos peregrinos chegados a Jerusalém. Com o seu escrito quis ele amparar na provação os fiéis e reavivar-lhes o fervor primitivo. Para muitos a carta de Tiago seria o primeiro escrito do segundo Testamento, anterior ao Concílio ou Assembleia de Jerusalém (49-50). Explicar-se-ia assim o carácter vetero-testamentário, a doutrina cristológica apenas esboçada (1,1; 2,1; 5,8), a organização rudimentar da comunidade e a controvérsia judaizante ainda fora do horizonte. Nessa perspectiva pré-paulina enquadrar-se-ia a discussão fé e obras.
Para outros, a composição não é muito anterior à morte de Tiago (por volta do ano 62). As particularidades notadas atrás são atribuíveis ao género literário e destituídas, assim, de valor comprovativo em favor de uma antiguidade maior do escrito.
A solução não é fácil. Mas os indícios de redacção pré-conciliar talvez prevaleçam levemente. Aceitando-se a autoria de Tiago, pode se concluir que a epístola foi escrita em Jerusalém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...