terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTA AOS ROMANOS


Introdução
Provavelmente escrita em 57 d.C. em Corinto mais ou menos 20 anos depois da sua conversão e no apogeu da sua vida e em luta contra o mundo judaico. É a primeira carta de Paulo a uma comunidade que não fundou. Não é puramente um tratado teológico.

1.    Conteúdo: Retoma o conteúdo da Carta aos Gálatas referente à mentalidade judaica de pretender judaizar os novos aderentes do cristianismo. Nesta carta aos Romanos, Paulo ataca o sistema dos pagãos fundado na idolatria (Roma cidade cosmopolita), fonte de toda a perversidade (sexo, abusos e crimes). Mas também ataca o sistema judeo de se considerarem os proprietários/herdeiros da promessa de Deus feita no passado. Pretende nacionalizar a salvação. Aos primeiros (pagãos) diz que vivem aprisionados na injustiça, aprisionam a verdade na injustiça e consequentemente não são livres nem podem alcançar a verdade. Nisto devem viver com base na lei contrária, na lei da fé. A justiça de Deus revela-se da fé para a fé. Só na fé reside a justiça.
Aos segundos (judeus) mostra-lhes que não têm moral para julgar os pagãos. Só Deus é que julga e o seu julgamento não falha e revela-se no “dia da cólera”. Este julgamento de Deus e a respectiva salvação são universais. Paulo arranca a promessa das mãos dos judeus e coloca-a nas mãos de todos os que crêem em Cristo.
Portanto, neste contexto, os conteúdos básicos da Carta aos Romanos são:
- Rom 1,16-8,39: O Evangelho de Cristo é a força de Deus que salva pela fé em Cristo.
- Rom 9,1-11,36: O Deus de Israel: Aqui Paulo expõe com admiração a grandiosa providência do Deus de Israel com todos os que estão em Cristo.
- Rom 12,2-15,13: Vida cristã: expõe uma reorientação de vida cristã depois da salvação que nos foi concedida pelo amor de Deus.

2. Articulação
Rom 1,1-15: Saudação e acção de graças.
Rom 1,16-8,39: O Evangelho é a força salvadora de Deus.
Rom 1,16-17: Tema geral do livro: “Na verdade eu não me envergonho do Evangelho: Ele é a força de Deus para a salvação de todo aquele que crê, em primeiro lugar do judeu, mas também do grego”.
Rom 1,18-3,20: A ira de Deus.
Rom 3,21-4,25: A salvação vem pela fé.
Rom 5,1-8,39: Viver de modo novo.
Rom 9-11: Deus de Israel.
Rom 12-15,13: Vida cristã.
Rom 15,14-16,27: Conclusão.

2.    Teologia: O tema teológico central é justificação: Paulo inicia a Carta atacando a mentalidade judaica de se considerar destinatária única da salvação pelo dom da lei, e a seguir ataca a mentalidade pagã fundada na idolatria; demonstra que a fé em Cristo é o único motivo da salvação em Deus, que trata todos os homens (judeus e gentios) de igual modo.
Diante de Deus estamos todos condenados, não há nenhum povo ou homem privilegiado, porém Deus na sua infinita misericórdia oferece gratuitamente o perdão e nova vida àqueles que crêem em Cristo, assim como Abrãao foi justificado pela fé em Deus.
Depois de condenados com Adão pela solidariedade humana, Deus nos alcançou o perdão e vida para todos. Enquanto Adão era chefe da velha humanidade Jesus é chefe da nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...