terça-feira, 30 de abril de 2013

LIVRO DOS SALMOS OU SALTÉRIO


O SALTÉRIO
É composto por 150 Salmos individualmente que raramente coincidem nos conteúdos[1]. O uso dos Salmo é reservado aos ambientes litúrgicos, como é o caso das celebrações litúrgicas. A proclamação dos Salmos substitui o sacrifício. Os Salmos são fruto de uma experiência religiosa. Para Artur Weiser os Salmos estão vinculados ao festival da aliança. A teologia do Antigo Testamento resume-se nos Salmos.
Salmos do grego psalmoi, canções para instrumentos de corda. Outra terminologia grega: psalterion - instrumento de corda ou colecção de cantos.
Entre os judeus o livro dos Salmos era conhecido como safer tehillim, livro de cantos.
Os Salmos foram compostos em hebraico.

1. Data
A opinião comum refere que os Salmos foram compostos no período dos Macabeus ou seja, é a opinião comum que a maioria dos Salmos seja de origem pré-exílica.
Mowinckel e a Escola "mito-ritual" pensam na monarquia como a época dourada dos Salmos[2]. É importante notar que, 73 Salmos são atribuídos a David, 2 a Salomão, o Sl 90 a Moisés, 12 Salmos a Asaf, 11 aos filhos de Coré; além desses, o Sl 88 a Hemã e o Sl89 a Etã.

2. Género literário
Do ponto de vista literário, os Salmos são cantos de "louvor". Esta característica não deve ser esquecida nos momentos de oração individual ou comunitário.
Gunkel classifica os Salmos em: hinos, lamentações comunitárias, salmos reais, lamentações individuais. Também ele identifica géneros menores tais como: bênçãos, maldições, cantos de peregrinação, de vitória, de acção de graças de Israel, lenda, torah. Por fim fala de poesia sapiencial e didáctico[3]. Tipos de Salmos: lamentação, louvor, confiança, exortação profética, históricos, sapiências, régios, de maldição, hinos, realeza de YHWH.

3. Conteúdo
O livro dos Salmos é uma colecção de poesia hebraica, inspirada, que mostra a adoração e descreve as experiências espirituais do povo judaico.
Nos Salmos, vemos o homem falando com Deus, descobrindo o seu coração em oração e elogio, e falando sobre Deus, descrevendo e exaltando-O pela manifestação dos seus gloriosos atributos. Nos Salmos vemos que Deus pode ser louvado em todas as circunstâncias da vida, e isto, por causa da sua fidelidade no passado, que é uma garantia da sua fidelidade no futuro.

4. Interpretação dos Salmos
a) Histórica: foram compostos por causa de algum acontecimento histórico em que Deus interveio na história de Israel.
b) Escatológico/Messiânico/Profético: YHWH será Rei do mundo; aparecerá como o Messias para cumprir a promessa de que Deus ia governar o seu povo.
c) Cúltico: estes salmos foram utilizados na entronização de YHWH que se celebra no ano novo.

5. Mensagem Teológica
Os Salmos são expressões poéticas de uma peculiar experiência de fé. Os salmistas oferecem reflexões e afirmações relativas ao homem e a Deus, melhor dito, Homem em Deus e Deus para o Homem. Trata-se de uma alteridade teológica.
O Saltério é expressão de fé e da oração do povo do Antigo Testamento, e responde a algumas características histórico-teológicas particulares, próprias de Israel.
Os Salmos foram utilizados na oração pelo próprio Cristo como também pelas primeiras comunidades cristãs. Hoje, a Igreja continua a fazer uso destas composições quer a nível do culto oficial, quer no âmbito da oração pessoal.


[1] Cf. Vitor, Morla Asensio, Libros sapienciales y Otros Escritos, p. 291.
[2] Idem., p. 310.
[3] Idem, p. 326-327

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...