terça-feira, 30 de abril de 2013

AS CARTAS DE S. JOÃO


a). Autor
A tradição atribui 1Jo ao apóstolo João. 1Jo é usada por Policarpo e por Pápias. A tradição explícita começa com Ireneu, afirmando-se com Clemente de Alexandria, Tertuliano e Orígenes. A evidência interna é favorável à identidade entre o autor de Jo e de 1Jo. São estreitos e numerosos pontos de contacto no vocabulário e no estilo; em especial, Jo e 1Jo apresentam muitas expressões comuns que estão ausentes ou são raras no resto do N.T.
Não se apresenta na forma clássica de carta. Nela a polémica é sistematizada, os adversários são denunciados explicitamente. Desde o começo o autor cita as declarações daquele que se opõem. Podemos afirmar que para os cristãos, isto é, uma comunidade cristã que está em querelas.

b). 2-3 Jo. Autor
A Igreja primitiva já colocava em dúvida não apenas o facto de que o apóstolo João fosse o autor de 2-3Jo, mas também a canonicidade dessas epístolas. As duas cartas apresentam estreitas afinidades verbais com Jo e com 1Jo. Não há dificuldade em se admitir único autor para todos os documentos Joaninos; entretanto a dificuldade é representada pelo título “Ancião” (“presbítero”) em 2-3Jo. Muitos estudiosos pensam que se trate de João, o presbítero (ancião, mencionado por Pápias, cfr. João, Evangelho de). A ausência de título de apóstolo nessas cartas levanta algumas dúvidas sobre a autoria do apóstolo João, consequentemente, as mesmas dúvidas recaem também sobre Jo e 1Jo

3. Data
As três epístolas supõem que as comunidades “Joaninas” vivessem um tempo de crise. Pode-se qualificar melhor o joanismo? Os primeiros elementos da tradição joanina se encontram no quarto Evangelho. A maior parte do evangelho pode ter sido composto pelos anos 90-95. A redacção final se situa, com toda a probabilidade, na virada do século I para o II, isto é, quando as epístolas foram escritas. Seja como for, houve interacção entre as epístolas e a última redacção do texto do quarto evangelho: várias passagens, principalmente da primeira epístola, têm relação com a teologia do evangelho que seria redacção posterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...