terça-feira, 30 de abril de 2013

EVANGELHO DE JOÃO


A posição tradicional, afirmava que é a obra de um Judeu, da palestina, uma testemunha ocular, um apóstolo, que era João, filho De Zebedeu (identificado com o discípulo que Jesus Amava), irmão de Tiago, escrito em Éfeso na sua velhice, depois dos outros evangelhos. Esta posição vem de Ireneu de Lião, baseado sobre o ensinamento de Policarpo que teria mesmo conhecido. Opinião geral até ao século XVIII.

A leitura sincrónica destes três blocos do N.T. (Evangelhos, cartas, Apocalipse) mostra que há uma unidade temática mas também muitas divergências. Hoje não se considera o apóstolo como o autor destes livros, mas como fonte, como impulsionador. Fala-se mais de uma comunidade joanina ou escola joanina, isto é, um grupo que se reuniu à volta dos ensinamentos do apóstolo João na Ásia Menor (na actual Turquia) e que vai difundir as características próprias destes ensinamentos de João sobre Cristo. Podemos afirmar que o Quarto evangelho assim como se apresenta hoje não vem da mão de João, mas o espírito e conteúdo do evangelho provém dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...