terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTA AOS EFÉSIOS


Introdução
A cidade de Éfeso está situada Ana Ásia Menor. È um importante centro de tráfego terrestre e marítimo entre o Oriente e o Ocidente. É uma cidade essencialmente religiosa. Nela está o templo da grande mãe Diana ou Artêmis, divindade da fertilidade. Há também grande número de bruxas e feiticeiros.
Paulo, no final da sua segunda viagem passou por ali, pregpou na Sinagoga e prometeu voltar. Quando voltou encontrou um pequeno núcleo de cristão, provavelmente obra de Àquila e Priscila, possivelmente também Apolo. A autoria de Paulo a esta Carta é muito discutido, mas se se admite, deve ser colocada durante a prisão romana entre os anos 61-63. Esta Carta é contemporânea de Cl e Fm. È dirigida a Igrejas da Ásia Menor que têm Efeso como cidade mais importante. É espécie de uma circular. A Carta fornece poucas indicações da Igreja, mas se percebe que se trata de Igrejas de confluência de cristão convertidos do paganismo que tendiam a despresar os os judeus-cristãos.

1.                       Conteúdo
O grande tema desta Carta é sobre o plano de deus de unir todos os homens de todas as culturas (1,10), pois os cristãos são todos iguais. Trata, portanto da universalidade da Igreja.

1.                       Articulação
Iª Parte
1-3 – O grande plano de Deus
1,1-2 – Saudação aos santos
1,3-14 – O desígnio eterno de Deus
1,15-23 – Prece de Paulo
2,1-10 – Da morte à vida (actividade salvadora, unificadora e reveladora de Deus)
2,11-22 – Necessidade de derrubar as barreiras
3,1-13 – Missão de Paulo entre os pagãos.
3,14-21 – Oração de Paulo. Doxologia

IIª Parte
4-6 – Os cristãos em acção (Exortações)
4,1-16 – Exortação à unidade dos cristãos e carrismas.
4,17-5,20 – Nova vida em Cristo
5,21-6,9 – Relação entre os cristãos: relações familiares
6,10-20 – Armadura de Deus na luta contra os poderes do mal; a oração de modo especial
6,21-24 – Conclusão
6,21-22 – Missão de Tíquico
6,23-24 – Benção

2.        Teologia
Trata-se de uma teologia Eclesiológica e Soteriológica.
Eclesiológica enquanto se concebe uma Igreja universal cuja é Corpo de Cristo do qual fazem parte todos os cristãos. Cristo é a Cabeça e chefe deste Corpo. Esta Igreja de que se trata aqui não é a local, mas universal. Todos os cristãos formam um só corpo e um só espírito, uma só esperança, um único Senhor, uma só fé, um só baptismo e um só Deus (4,4-6), tanto judeus como pagãos.
Soteriológica enquanto a Igreja é o espaço da realização da soteriologia pelo ressuscitado, como Salvador do Seus Corpo. (5,23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...