sexta-feira, 19 de abril de 2013

OS PORTUGUESES EM MOÇAMBIQUE VI

Moçambique como ponto de referência
A história oficial de Moçambique começa no fim dos séculos XV quando os reis de Portugal buscavam uma alternativa à rota para a Índia país onde vinham as especiarias tão procuradas na Europa. Na altura, era tão a riscado enfrentar mares e oceanos. Apesar de tudo, foi enviado Mário de Covilhã que parece ter chegado a Moçambique e desembarcado a Sofala, donde trouxe notícias importantes e, isso motivou a Vasco da Gama a organizar uma expedição. Entretanto, Vasco da Gama empreende a sua viagem de Lisboa rumo à Índia no dia 7 de Julho de 1498. Esta viagem, durou 3 meses de navegação e conseguiu dobrar a cabo da Boa esperança até a Inhambane na foz do rio Inharrime. Daí viajou para Quelimane onde ao rio deu o nome de bons sinais pelo facto de ter tido boa viagem.[1] Depois de Quelimane, prosseguiu par Ilha de Moçambique de lá encontrou um piloto que ele julgou ser bom e por isso o acompanhou até Malindi. De Malindi navegou até Calicuta onde chegou a 15 de Maio de 1499. Sem saber tinha descoberto a roda para Índia e China. Entretanto, a partir do início daquele ano, os reis de Portugal enviaram regularmente uma frota que trazia da Índia e de outros Países do Oriente especiarias, Ouro e outros produtos muito apreciados na Europa.
 Por isso, para garantir tal comércio entram eventuais concorrentes, resolverem em cada um deles uma fortaleza na qual residia permanentemente um pequeno grupo armado. Naquele tempo, Portugal não tinha capitães na indústria, também não podia conquistar terras tão longínquas e governá-las mas o que lhe interessava era apenas ganhar o dinheiro para comerciar as especiarias, Ouro e escravos. Nesse tipo de comércio, os resultados não corresponderam aos esforços feitos devidos as epidemias que dizimavam os marinheiros e os naufrágios reduziam gradualmente o número dos navios de longo percurso e os lucros ganhos iam beneficiar somente a Burguesia deixando o Povo na sua pobreza.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO
B. JOHN, 200 anos de Cristianismo Em África: Uma História da Igreja Africana, Ed. Paulina, Nairobi, 1994.
V. FREI VITO, Os Capuchinhos em Moçambique, 4 de Outubro de 2002.
Htt// Chona. Org/ livro/ II. ht Pesquiza livre.
SOUSA, JOÃO CORREIA DA CRUZ F, 500 Anos de Evangelização Em Moçambique, Ed Paulina.


[1] FREI VITO VALLER, Os Capuchinhos em Moçambique, Maputo, p. 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...