terça-feira, 30 de abril de 2013

FORMAÇÃO DO CANONE


Formação do cânone
Quais são os livros que integram a Bíblia?
Visto que a inspiração divina da Bíblia e uma graça sobrenatural, só Deus pode revelar quais são os livros inspirados por Ele. A lista dos livros inspirados constitui o Cânone Bíblico. A realidade revelada no cânone bíblico está na fé da Igreja desde as suas origens. Os testemunhos documentais que se conservam desta fé são os decretos dos concílios de Cartago por volta do ano 1441, e alguns outros documentos do magistério ordinário desde o século V. O concílio de Florença 1441, por sua vez, recolheu esta tradição da Igreja. Esta verdade de fé foi definida solenemente pelo Concilio de Trento 1546. O concilio Vaticano I 1870, reiterou de modo solene a definição de Concilio de Trento, que o Vaticano II assumiu[1].
O conceito de canonicidade pressupõe o de inspiração: um livro e canónico quando tendo sido escrito sob a Inspiração divina e reconhecido e proposto como tal pela Igreja. A Igreja não define como canónico nenhum livro que não seja inspirado. O critério que serviu ao Magistério da Igreja para a definição de quais são em concreto os livros inspirados e canónicos e a Sagrada Tradição, que arranca de Jesus e dos Apóstolos, interpretada com a assistência do Espírito Santo. Os livros do cânone Bíblico são o que reproduzem as edições católicas da Bíblia.


[1] Cfr Dei Verbum, n. 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...