terça-feira, 30 de abril de 2013

IMPACTO DA CARTA AOS ROMANOS

A Carta aos Romanos representa a síntese mais elaborada da teologia paulina, mesmo faltando a Eclesiologia. Desempenhou papel decisivo na renovação da fé e da vida cristã. Sob o aspecto histórico Romano ocupa uma grande importância porque:
a)    Santo Agostinho teve um último impulso à conversão lendo a Carta aos Romanos (Confissões 8,12-23);
b)    Foi o ponto de partida da Reforma Protestante: Lutero escreveu seu “comentário aos Romanos”, em 1515, e aí ja se encontram suas ideias sobre a justificação:
c)    Calvino no seu livro Christiani Religionis Institutio fundamenta sua doutrina da predestinação na Carta aos Romanos (1539);
d)   O Concílio de Trento fundamenta em Romanos a doutrina católica da justificação e do pecado original;
e)    Em 1918 Karl Bath iniciou novo movimento protestante tendo como ponto de partida o “Comentário à Carta aos Romanos”;
f)    A Tradução Ecuménica da Bíblia começou pela Carta aos Romanos. Segundo o pastor M. Boegner “o texto das nossas divisões devia tornar-se o texto do nosso encontro” (1965).
g)   Em 31 de Outubro de 1999 em Augsburgo na Alemanha foi firmada a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCSDJ), assinada entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica Romana. Sabemos que grande parte de todo o problema histórico em torno da justificação foi a interpretação da Carta aos Romanos.
Com excepção da Carta aos Romanos, Gálatas é o escrito paulino onde se encontra o maior número de citações do AT. Portanto, os destinatários da carta eram na sua maioria pagãos, provavelmente prosélitos e uma minoria de judeus de nascimento.
A Carta aos Gálatas é o mais “paulino” de todos os escritos do Apóstolo. E os temas aqui tratados serão melhor desenvolvidos na Carta aos Romanos.
A 1ª Carta aos Coríntios visa responder as perguntas que vieram de Corinto razão pela qual não manifestam nenhum plano unitário em seu conjunto, pois compõe-se de diferentes secções, cada uma destinada a uma secção. E a 2ª aos Coríntios deve ser colocada no âmbito das polémicas enfrentadas por Paulo na comunidade, por isso a Carta parece um discurso apologético sobre o seu ministério apostólico.
A relação entre Romanos, Gálatas e 1 e 2 Coríntios, pode ser entendida a partir da sua percepção teológica: “As Epístolas aos Coríntios opunham Cristo Sabedoria de Deus à vã sabedoria do mundo. A Epístola aos Gálatas e aos Romanos opõem o Cristo justiça de Deus à justiça que os homens pretenderiam merecer aos seus próprios esforços”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...