terça-feira, 30 de abril de 2013

EVANGELHO DE LUCAS E OS ATOS DOS APÓSTOLOS

Lucas escreveu o seu Evangelho por volta dos anos 90, em Antioquia. A questão fundamental deste Evangelho é que a salvação é universal; e não só para os judeus que se encontravam em Antioquia, como eles pensavam.

Teologia:
Lucas une a história e a teologia. É na história onde Deus revela o projecto de salvar o homem iniciado no A.T e vem se realizar em Jesus Cristo. Ele é, portanto, o salvador de todos os povos, não de um. Todo o homem verá a salvação. O dom da salvação encontra uma primeira concretização na misericórdia e bondade para com os pecadores, os excluídos e os pobres. Esses traços característicos de Lucas estão presentes nas suas parábolas.
Lucas aponta quatro atitudes para se chegar à salvação:
-A escuta da palavra pelo anúncio, que se resume em Marta – serviço e Maria – escuta da palavra de Deus;
-Desapego dos bens temporais (o jovem rico)
-Oração: Lucas mostra Jesus orante e convida o povo a rezar
-Rumo à cruz e a Glória: todo o Evangelho insiste no verbo dos movimentos: (andar, vir e subir...). Jesus faz uma grande viagem, parte da Galileia, passa pela Samaria e chega a Jerusalém.

Estrutura de Lucas
1-Prólogo (1,1- 4)
2-Infância de Jesus (1,5-2,25)
3-Preparação para a vida pública de Jesus (3,1-4, 13)
4-Actividade de Jesus na Galileia (4,9-14,50)
5-Viagem para Jerusalém (9,51-19,27)
6-Jesus em Jerusalém (19,28; 21,35)
7-A Paixão e Ressurreição de Jesus (22,1-24,53).

Actos dos Apóstolos
Acto dos Apóstolos é o quinto livro do N.T. e que narra o novo ministério dos Apóstolos. Sua autoria é atribuída a São Lucas, tendo sido escrito como o segundo volume de uma obra com duas partes, da qual a primeira é o Evangelho de Lucas. A credita-se que Lucas era u médico, educado, que nunca conheceu Jesus pessoalmente e que falava grego e latim.

Data
O livro de Actos termina abruptamente com Paulo em seu segundo ano na prisão de Roma, que teve início cerca de 60 d.C. Lucas não dá informação sobre o martírio do Apóstolo Paulo que morreu decapitado entre 66 e 68 d.C. Os eruditos acreditam que Lucas teria incluído acontecimento importante se tivesse escrito depois de 64 d.C., como as perseguições empreendidas por Nero (64-68d.C.) ou a destruição de Jerusalém (70d.C.). Portanto, Actos foi escrito provavelmente entre61e 63d.C.

Destinatário
O livro dos Actos é redigido a uma pessoa específica, Teófilo. Embora tivesse escrito para alguém específico, muitos acreditaram que ele tenha se dirigido a todos os que amam a Deus, uma vez que «Teófilo» significa «aquele que ama a Deus». De qualquer modo, Lucas escreveu os Actos para que pudesse ser lido por muitos. Esses leitores tinham familiaridade com o império romano e com a Ásia Menor, mas talvez não com a Palestina, o que explicaria a informação cuidadosamente detalhada de Lucas sobre determinados lugares. Justamente devido a tradução do nome Teófilo, alguns pensam que esta carta era aberta e não a um indivíduo que se chamava assim. Este livro é importante por mostrara um dos acontecimentos importantes da história do cristianismo, o Concílio de Jerusalém.

Conteúdos dos Actos dos Apóstolos
A obra começada por um breve prólogo, intimamente unido à repetição dos relatos da última aparição e ascensão de Jesus, já narrados no Evangelho, e continua com a apresentação da Comunidade de Jerusalém e a eleição de Matias. Seguem o Pentecostes e o relato da actividade missionária da Igreja de Jerusalém, protagonizada por Pedro. A seguir, depois de haver narrado algumas premissas que explicarão a missão universal, como a conversão de Saulo, a conversão dos primeiros gentios e a fundação da Igreja de Antioquia o relato se concentra na expansão missionário do mundo dos gentios, protagonizado por Paulo, terminando a narração com a chegada deste, prisioneiro, a Roma.

Teologia: Lucas dá-nos uma história completa do primeiro século do cristianismo, assegurando os cristãos desse tempo, na sua maioria de origem pagã, que, nos “factos que entre nós se consumam” (Lc1-1), Deus cumpriu as esperanças de Israel e as expectativas dos gentios. Para mostrar isto, é necessário regressar aos inícios da Igreja. Os mesmos doze Apóstolos que testemunharam o acontecimento de Cristo desde o princípio estão lá para garantir a comunidade sem falhas: de Jesus até à Igreja, do anúncio do Reino por Jesus a proclamação da ressurreição de Cristo, da pregação de Pedro no dia de Pentecostes ao anúncio de Paulo na sinagoga de Antioquia ou Roma tudo sob inspiração do Espírito. A intenção básica de Lucas é mostrar que a acção salvífica de Deus por intermédio do Messias Jesus esta plenamente na Igreja sob o ímpeto e a liderança do Espírito Santo.

Articulação ou estrutura dos actos dos Apóstolos
1-Preparação para a missão cristã (1,1-2,13)
2-Missão em Jerusalém (2, 14; 8,3)
3-Missão na Judeia e na Samaria (8,4-9,43)
4-Inaguração da missão dos Gentios (10,1-15,41)
5-Missão de Paulo até aos confins do mundo (16, 1-28,31).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...