sexta-feira, 19 de abril de 2013

CONFIANÇA E COMUNICAÇÃO

Comunicação-Confiança
A comunicação permite que haja troca de experiências entre duas ou mais pessoas, na busca de soluções de certas anomalias e, ou aumentar conhecimentos psicológicos. No entanto, a comunicação é “a troca de ideias ou experiências entre duas ou mais pessoas, usando certos códigos linguísticos”[1].
Na comunicação entram os seguintes elementos: Emissor, Mensagem e Receptor. Comunicar é o indivíduo que fala, escreve, desenha, faz gestos e movimentos significativos, pessoas ou organismo idealizador, codificador e emissor da mensagem. A mensagem, por sua vez, é um sinal cujo significado pode ser interpretado e que toma diversas formas simbólicas, com as palavras de uma conversação, imagens e sons emitidos com um propósito. Receptor é a pessoa ou organismo capaz de ver, ouvir, sentir o impacto, receber e descodificar a mensagem e, por sua vez, transformar –se em emissor, mediante reacção (resposta) ou estímulo (reactores) nela contido.
Quantos aos requisitos, temos o sorriso. Um sorriso não diz tudo, mas diz muito mais do que um rosto triste. Obviamente, o sorriso fala mais que as palavras. Para conhecer bem a pessoa é preciso penetrar bem a fundo do seu coração; é preciso ver nela o sorriso. A Confiança. Esta ajuda para uma boa sintonia. Ela permite que haja uma boa abertura, transparência, sinceridade na comunicação. Uma pessoa comunicativa saberá penetrar no mundo do outrem, o se chama empatia. Isto requer compreensão. Pastoralmente, a comunicação só é coerente se for feita mediante a criação de licença editorial que facilita a criação duma matriz comunicável desde as instâncias superiores até às mais baixas.


[1] Directório Diocesano de Pastoral, Diocese de Xai-Xai, 2002, p. 87.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...