terça-feira, 30 de abril de 2013

LIVRO DO ECLESIÁSTICO


ECLESIÁSTICO (OU BEN SIRA OU SIRÁCIDE)
A Igreja Católica considera Eclesiástico como obra canónica; judeus e protestantes o têm como apócrifo[1]. Este livro foi muito lido pelos primeiros cristãos.

9. 1. Autor e data
O autor de Eclesiástico se chama Jeus Ben Eleazar Ben Sirá. Este livro foi escrito pouco antes da revolução macabeia de 168 a.C. Eclesiástico foi escrito em Jerusalém.
9. 2. Género literário
Em Eclesiástico é normal o recurso ao poema, à exortação e à instrução. O aspecto didáctico supõe em Ben Sirá um forte impulso para a educação não só escolar, mas de carácter geral.
A obra está escrita em hebraico, mas também percebem-se muitos aramaísmos.
Junto do denominador comum que caracteriza os sapienciais (mashal), no Eclesiástico encontramos: hinos, narrações autobiográficas, poemas didácticos, etc.

9. 3. Conteúdo
A sabedoria é o bem supremo a que pode aspirar o homem. É uma qualidade divina presente de modo geral em toda a criação e de maneira particular na lei Mosaica.
Temas do Eclesiástico: o temor do Senhor como caminho da sabedoria, autocontrole e sinceridade, paciência e fidelidade, respeito aos pais, humildade e orgulho, justiça para com as falsas seguranças, etc.

9. 4. Mensagem Teológica
O livro de BEN SIRA testemunha uma época de transição onde já se começam a esboçar os traços característicos do judaísmo como forma evoluída de religião bíblica. Trata-se de um judaísmo foliforme, onde o próprio cristianismo viria lançar raízes.
BEN SIRA de fende a fé tradicional do seu povo: Deus é eterno e único (18,1; 36,4; 42,21), é autor de uma criação perfeita, apesar dos seus mistérios e contradições aparentes (42,21.24); e, diante dela, o próprio Ben Sira, como salmista, enche-se de um especial entusiasmo (39,12-35; 42,15-43,33).


[1] Ibdem, p. 220.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...