terça-feira, 30 de abril de 2013

O EVANGELHO DE MARCOS


Evangelho de Marcos: teologia e articulação
O Evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 70.Marcos escreveu o seu Evangelho alicerçado na pregação de Pedro. Os destinatários de Marcos são os cristãos oriundos do paganismo, foi escrito em Roma. O fio condutor deste Evangelho é a pergunta: quem é esse homem. A resposta é dada pelo centurião romano.
Teologia: conscientes de que os cristãos de Roma enfrentavam a rejeição, a tortura e a percorre, e que os cristãos empenhados em seguir a Jesus devem estar preparados para esses  sofrimentos. 
Marcos não se limita apenas em ver Jesus um mestre de ética ou realizador de milagres. O evangelista une esses elementos e compõe uma nova síntese. Assim, o prólogo e o epílogo projectam luz plena de figura de Jesus. Ele é o Evangelho enquanto Cristo Messias, dá cumprimento as promessas divinas, o filho de Deus, amado do Pai, é mais forte que João Baptista. Jesus é até reconhecido pelos seus adversários como Messias. Ao longo de todo o Evangelho, Jesus nunca admite que é o Messias e proíbe que os outros se refiram a este facto. Chega mesmo a silenciar os demónios que o reconhecem o sobrenatural em Jesus. Tudo isso condiz perfeitamente com a intenção de Marcos de apresentar Jesus como aquele que sobre incompreensão.
Ao mesmo tempo, Marcos tem a certeza que a perseguição e até a morte não podem derrotar a missão de Jesus. Quando é rejeitado por Israel encontra novo Israel; quando sua família recusa acreditar nele, ele forma uma nova família de crentes. O sofrimento de Jesus é que tem significado para os cristãos, em particular os cristãos perseguidos em Roma, por essa razão, Marcos esforça-se por realçar a dissimulação do carácter messiânico de Jesus. As pessoas esperavam um Messias temporal que trouxesse uma libertação política e prosperidade material.

Articulação ou estrutura do Evangelho de Marcos
1-Missão de Jesus na Galileia (1,1-9,50)
2-Missão de Jesus a caminho de Jerusalém (10, 1-52)
3-Últimos dias de Jesus em Jerusalém (11, 1-16,20)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...